Não tem mais jeito, acabou, boa sorte! Se Ogier não levar o 4º titulo Mundial Consecutivo amanhã será praticamente como tirar um pirulito da boca de uma criança. Apenas se Ogier bater e não concluir o Rally e Neuville vencer o certame, apenas assim Ogier não conquista o titulo antecipado. Ao mesmo tempo Dani Sordo que vinha liderando o rally surpreendentemente colocando um ritmo forte e se mantendo frio possui a esperança de após 21 anos ser mais um piloto espanhol a vencer em casa. Desta forma o pódio de hoje fechou com Ogier em primeiro, Sordo em segundo com 5.8 segundos atrás e Neuville com 58.1 segundos em terceiro. Quem esta com o pé no pódio é Paddon com 16.1 segundos atrás de Neuville.
Nisso um pequeno parenteses sobre amanhã: Se Ogier bater e se manter a ordem (Sordo, Neuville e Paddon), Ogier é campeão mas a Hyundai se iguala a Volkswagen fazendo um pódio completamente formado de pilotos Hyundai (O famoso One, Two, Three). Se Neuville conseguir superar Sordo e o mesmo completar, alem de ter o One, Two, Three da Hyundai, Ogier não leva o titulo antecipado. Definitivamente é algo a ser visto, imperdível o rally deste domingo.
Voltando ao sábado, hoje o sol brilhou e fez muito calor completamente diferente dos outros dias nos quais uma chuva torrencial insistia em cair, alem disso as especiais foram bem diferentes dos dias anteriores já que a lama densa foi substituída por um bem conservado asfalto, bem rápido e bem suave. Inicialmente Sordo conseguiu defender bem seus 17 segundos de vantagem sobre Ogier porem Ogier não deixou barato e conseguiu converter isso para uma vantagem de 7.7 segundos.
“Dani é muito forte e muito difícil de se pegar, conseguimos administrar isso e tivemos bons momentos mas eu sei que vai ser duro. Domingo sera novamente emocionante e tenho que repetir novamente o que fizemos amanhã” disse Ogier quando questionado sobre sua virada em cima de Sordo.
Mikkelsen pressionado pela dupla líder e com Neuville em seu encalço acabou colidindo com seu VW POLO R em uma curva rápida e capotando, tanto ele quanto seu co-piloto Anders Jaeger saíram sem ferimentos. Neuville assim como Sordo ficou decepcionado com a dirigibilidade de seu Hyundai i20, apesar de ter tentado um novo setup (E depois retornado ao anterior) a tendencia a sair de frente persistiu.
Hayden Paddon completou o terceiro Hyundai i20 entre os quatro primeiros colocados com 16.1 segundos atrás de Neuville e sofrendo com os mesmos problemas de Sordo e Neuville mas ainda assim 37.9 segundos na frente de Kris Meeke. O piloto do Citroen DS3 teve que encarar um furo no pneu e sobreviver a uma rodada de 360 graus em alta velocidade que cobrou apenas seu para-choque dianteiro como ingresso… Saiu barato.
Mads Ostberg fechou o top six abordo de seu Ford Fiesta RS com vantagem sobre Ott Tanak também pilotando um Ford Fiesta RS. Seguidos por Kevin Abbring, Martin Prokop e o piloto da WRC2 (liderando sua categoria) Jan Kopecký que fecham enfim os 10 mais rápidos.
Eric Camilli não conseguiu completar com problemas em seu cambio e Craig Breen detonou seu diferencial dianteiro precisando se manter apenas com a tração traseira. No domingo, ultimo dia da competição, serão 62 kms de prova, lembrando dos pontos bonus da Powerstage.